Categorias
Todos

4 P’s da Exportação

Exportação é vender para o mercado internacional! E sua empresa pode fazer isso também!

Há pequenas, médias e grandes empresas, dos mais variados países, aproveitando as facilidades de comunicação e de transporte para colocar seus produtos e serviços à disposição do mundo.

Como diz o especialista em negócios internacionais, Nicola Minervini, autor do livro “O exportador”, “Para exportar a empresa precisa ter 4P´s: Produto, Profissionalismo, Paciência e Persistência!”

Produto

Produto pode ser destinado ao consumidor final ou a outras empresas, tais como lojas, distribuidores ou indústrias, mas é preciso ter qualidade (cumprir com o que promete, ter valor para o público-alvo, talvez nem fosse preciso dizer isso, mas sempre é bom lembrar!) e preço competitivo, compatível com os concorrentes no exterior.

Se o seu produto tiver uma pegada de sustentabilidade, de design, de tecnologia, de ser saudável ou de brasilidade… melhor ainda!

Os países têm espaço para produtos genuínos, com diferenciais competitivos, além disso,e nestes casos, pode ser aplicado o preço premium, ou seja, mais alto que os demais produtos do segmento, devido às suas características e diferenciais.

Profissionalismo

Profissionalismo porque você deverá cumprir com as promessas feitas ao longo das negociações, mantendo constância na qualidade do produto, nos prazos de entrega, nos preços e condições definidas com o comprador, além de manter aberta a comunicação sempre!

Paciência

A Paciência se refere à necessidade de você entender que a exportação pode levar um tempo, pois ao tratarmos com pessoas de diferentes culturas, temos que conhecê-las e respeitá-las.

Nem todas as pessoas decidem de forma objetiva e rápida numa negociação, como os norte-americanos, por exemplo. Assim como nem todos decidem de forma consensual, como os japoneses. Por isso, é importante conhecer o perfil e cultura dos povos antes de negociar.

Sugestão de leitura: “Série Como Exportar para…” , com estudos sobre o perfil dos países: sociopolítico, comércio exterior, economia e finanças, canais de distribuição, legislação, acesso a mercado, e recomendações a empresas brasileiras, feitas pelos profissionais das embaixadas brasileiras.

Persistência

Persistência é necessária porque, assim como no mercado interno, na exportação também haverá objeções, certificações, exigências a serem cumpridas, o que demanda tempo e investimento, até fechar uma venda.

Entretanto, uma vez superados os obstáculos e conquistados os clientes, valerá a pena, pois sua empresa ao exportar, terá ganho de escala, reconhecimento e valorização de marca, receita diversificada e em moeda forte.

Lembre-se: Exportação é vender para o mercado internacional! Se você e sua empresa têm estes 4P´s, vamos conversar! Manda já sua mensagem para contato@comexplus.com

Abraço,

Marlise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *